quinta-feira, 29 de novembro de 2007

FOI ENXURRADA? FOI?

Comentando: O abismo aqui á porta. - Trindade - 28-11-2007
(Desabafe Connosco/JN)

Eu só li o título, mas só pode ter sido igual ao que aconteceu ao Manel da seara.
Os incêndios levaram o mato e a caruma, depois deitou a chover três dias e três noites, formou-se aquele mar de lama, descambou serra abaixo, passou à porta do Manel e levou-lhe vacas, tractor, a 4l o canito e o alcatrão e mais meio metro de gravilha e saibro.
O Manel tem por vício seja Verão ou Inverno, para refrescar ou aquecer, a seguir à janta, emboca duas garrafitas de tinto da safra dele, diz ele que é o melhor calmante para uma noitinha descansada, e sempre sabe o que está a tomar.

Diz frequentemente “à minha mulher o doutor cortou-lhe o vinho, agora para dormir toma umas cápsulas e ela dorme realmente, e se não a acordar dorme uma semana seguida, e se eu quiser fandangar um bocado, ou é de dia onde calha, no celeiro, no meio do milho, com ela debruçada na beira do poço, ou, para ser de noite, só mesmo com ela a dormir.

Ainda há dias, se por acaso não tivesse de ir buscar palha para dar à mula, ela tinha-me morrido afogada.
Estava a ordenhar a russa e caiu de cabeça para dentro do balde que já estava quase cheio de leite”.

Ah!!!
A enxurrada…
Pois foi, na terceira noite de chuvas torrenciais, o rio de lama levou a estrada que passava à porta do Manel, e deixou um desnível de mais de meio metro, ele de manhã ainda meio a dormir ia buscar água fresca ao poço, não olhou para baixo e deu um terno que o ia matando, a mulher que demora a acordar, e o efeito retardado das duas garrafas, fizeram com que o Manel estivesse mais de uma hora, deitado no chão, a esvair-se em sangue.

Teve sorte que o golpe não era muito profundo, e o carteiro mesmo com o mau tempo que tinha feito, não deixou de entregar a correspondência.

No caso do senhor também foi chuva forte, ou foi terramoto?
Com terramotos também acontece. Olhe às vezes nos Açores.

O Governo vai ajudá-lo?
Se precisar contacte aqui o pessoal, sempre se arranja uma ajudita.

Os nossos amigos emigrados na América até são homens para lhe arranjarem a estrada e darem-lhe uma ambulância para prevenir casos futuros.

Espero que tudo corra bem, um abraço.
(NA FOTO, A ÚLTIMA AMBULÂNCIA MANDADA PELOS LUSO-AMARICANOS, FALTAM PEÇAS, QUASE TODAS, MAS É MELHOR QUE NADA)

Sem comentários: