sábado, 15 de março de 2008

JESUS CRISTO É INQUILINO DO CONDE DE FERREIRA HÁ MAIS DE 30 ANOS.



É frequentemente convidado a falar de si nas aulas de psicologia e psiquiatria que a Universidade do Porto promove no Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira (a designação actual não é esta, os doentes do foro psiquiátrico continuam a habitar as instalações por acordo recente assinado entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia do Porto).
Detido várias vezes pela PSP por furto da Imagem do Menino Jesus de Praga da Igreja dos Congregados, a última vez foi preso pela extinta Pide que o manteve encarcerado nas suas instalações por um período longo com interrogatórios frequentes.
Diz Jesus que nos interrogatórios alguns se ficavam por “uns murros e tabefes”, enquanto outros lhe davam “reais enxertos de porrada”.

“A minha mãe nunca me vestiria de forma tão apaneleirada, eu só lhe queria tirar aquele vestido e vesti-lo à rapaz”, a razão porque Jesus foi enclausurado várias vezes.

Jesus afinal tem uma irmã, mas nunca sai o portão do Conde de Ferreira que dá para a rua, as várias (poucas) vezes que foi a casa da mana tentou “abusar” dela e parece que o cunhado não achou graça à brincadeira.

O mundo de Jesus está hoje demarcado pelos altos muros e grades do velhinho Conde de Ferreira na Rua Costa Cabral.


Zé Porto

(clicando, podem ampliar a foto da Igreja dos Congregados situada na Praça Almeida Garret na Cidade do Porto)

Sem comentários: