sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fim previsível

No caso Casa Pia só deverá ser condenado Carlos Silvino (Bibi), na “Face Oculta” será Manuel Godinho.

O alvoroço provocado por este novo caso trouxe-me à lembrança um acontecimento que me foi reportado por um ferroviário já falecido.

Estaríam na década de 40 do século passado quando um maquinista e um fogueiro da CP, residentes no lugar da Pala (linha do Douro), foram detidos pela Pide acusados de roubo à empresa, foram torturados para confessarem se conheciam outros que alinhassem na marosca, cumpriram prolongada prisão efectiva, foram perseguidos, e tiveram que mudar-se porque nas redondezas ninguém lhes dava trabalho. O seu maior crime não teria sido o roubo, mas sim o terem estado presentes em vários encontros secretos promovidos pelos comunistas nas oficinas da CP de Campanhã.

A condenação por roubo deveu-se ao facto de os dois funcionários largarem (estratégicamente) para a linha, na zona onde viviam, algumas pazadas de briquetes (bolas de pó de carvão compactado) que depois eram apanhados pelos pobres.

Segundo o (tal falecido ferroviário) senhor Amadeu Soares, natural da Livração, o abade da sua terra recebia com regularidade e gratuitamente carroças dos mesmos briquetes oferecidos pelos chefes da estação, com conhecimento superior.



Sem comentários: