quinta-feira, 11 de julho de 2013

O TÚNEL DA ALFÂNDEGA DO PORTO


Uns anos após o encerramento do terminal ferroviário da alfândega do Porto chegou a pensar-se no aproveitamento turístico da linha, um comboio a vapor circularia entre a Alfândega e as Devesas passando pela Ponte D. Maria.
Era, sem dúvida, uma excelente ideia que ajudaria até a uma constante atenção à manutenção da ponte, fiquei de queixos caídos quando dei fé que pouco tempo após a abertura da nova ponte ferroviária (Ponte S. João) à circulação os carris do lado de Gaia desapareceram e a barreira foi aterrada, os carris devem ter sido vendidos ao Godinho sucateiro de Esmoriz detido por causa do “processo face oculta”.
Tendo em conta que há quem, de todo o país e do estrangeiro, se desloque ao Peso da Régua para poder ver e andar nas velhas composições, arrisco afirmar que a nova oferta para turista usufruir seria um sucesso, a passagem no longo túnel que liga a Alfândega às Fontainhas, e a travessia da ponte, atrairiam muito mais gente que um passeio simples à beira rio como se faz na Região Duriense.
Hoje o túnel da Alfândega tornou-se numa lixeira e refúgio de marginais, está abandonado, a polícia tem mesmo medo de lá ir à noite, já que não querem que o comboio volte a passar por lá façam (ao menos) o que fizeram em muitas outras localidades, transformem-no em ciclovia.  

Sem comentários: